BLOG

Cuidados com a saúde bucal dos idosos

|

Assim como crianças, os cuidados com os idosos também são enormes. É preciso atentar-se a saúde, a alimentação, a higiene e também com a adaptação da casa para recebê-los. Um centro de bem-estar é pensado em todos esses aspectos para garantir os melhores cuidados com os mais velhos.

 

saúde bucal dos idosos

 

Se você tem alguém que já é idoso em sua casa, precisa conferir as dicas de como cuidar da saúde bucal das pessoas com mais idade. Além também de todas as adaptações necessários para o banheiro. Confira:

 

Saúde bucal do idoso: o que muda?

Os cuidados com os dentes dos idosos nesta fase da vida devem ser basicamente os mesmos do que anteriormente. Afinal, se bem cuidados os dentes podem durar toda a vida.

Acontece que muitos já chegam nessa idade utilizando dentadura, ponte ou até mesmo implantes. Nesses casos a limpeza pode ser um pouco diferente, mas ainda sim é preciso atentar com a boca e a saúde das gengivas.

A higienização dos dentes e da boca deve ser feita pelo menos 3 vezes ao dia. É importante usar creme dental com flúor e fio dental. A visita ao dentista é fundamental para garantir a saúde e evitar problemas maiores.

No caso de próteses dentárias, o cuidador de idosos ou o próprio idoso, precisará fazer a higienização da mesma usando escova de dente e sabão neutro. Evite usar pasta de dente na dentadura, pois ela poderá desgastar a resina da prótese antes do tempo.

Deixá-la de molho pelo menos 2 vezes na semana por quinze minutos também ajuda a mantê-la limpa. Para isso, use um copo de água com uma colher de chá de hipoclorito de sódio a 2% (água sanitária). Ao acabar o tempo, basta enxaguar muito bem antes de colocá-la de volta na boca.

A gengiva deve ser limpa utilizando uma gaze úmida. E, não se esqueça de fazer a escovação da língua.

 

Doenças bucais comuns em idosos

Os cuidados com idosos inclui ficar de olho nas doenças bucais mais comuns. Assim que perceber algo de errado como sangramento e dor, procure um dentista.

As doenças mais comuns em pessoas com mais de 55 anos de idade são:

 

  • Gengivite;
  • Cárie nos dentes ou na raiz;
  • Halitose;
  • Xerostomia (boca seca)
  • Dentes sensíveis;
  • Feridas causadas pelas próteses.

 

Geralmente essas doenças surgem devido a má alimentação, higiene bucal inadequada, doenças sistêmicas como diabetes, cardíacos e câncer.

Alguns medicamentos também podem causar problemas nas gengivas. Caso perceba alguma alteração comunique ao médico.

Fatores ambientais também podem causar problemas bucais, como é o caso do estresse, fumo, consumo de álcool e outros.

Quem utiliza prótese, como a dentadura, pode sofrer com lesões e machucados causados por ela. Outro ponto que merece atenção é sobre a higienização. Muitos não o fazem corretamente, o que acaba desenvolvendo microorganismos e causando sérios problemas. Portanto, é fundamental higienizar adequadamente a dentadura.

Na Villa, nossos hóspedes passam por avaliações realizadas por um odontogeriatra no início da permanência bem como avaliações sistemáticas realizadas por uma equipe altamente treinada.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário