BLOG

Vaidade na terceira idade: como aumentar a autoestima dos idosos

Na terceira idade, a vaidade e autoestima costumam cair, o que ocorre devido às mudanças sociais e fisiológicas pelas quais os idosos passam. Dessa forma é importante ficar atento a essa queda, pois a vaidade e autoestima baixas podem provocar problemas como isolamento, depressão e ansiedade, comprometendo a vida social e saúde dos idosos.

 

vaidade na terceira idade

 

No entanto, há uma forma de combater isso: basta incluir nos cuidados com idosos a realização de atividades que estimulam e elevam a autoestima e vaidade.

Confira, aqui, dicas sobre como aumentar a autoestima e a longevidade da terceira idade!

Elevando a autoestima de idosos

O aumento da autoestima dos idosos é um trabalho que deve ser feito frequentemente, o que possibilitará mantê-la sempre elevada. É possível obter bons resultados com atividades como:

  • Prática de atividades físicas em grupo

Ótimos exemplos são a caminhada, hidroginástica, aulas de dança e Pilates. A atividade em grupo possibilita a socialização, além de causar sensação de bem-estar pessoal, provocando impactos positivos na autoestima.

Porém, antes de iniciar uma atividade física é importante conversar com um médico para saber quais exercícios o idoso pode realizar. Assim, minimiza-se o risco de escolher uma atividade inadequada e com riscos.

  • Estímulo da vaidade

É interessante que o idoso tenha um estímulo contínuo de sua vaidade, seja cuidando da sua aparência ou higiene pessoal. Isso pode ser feito de forma simples, é só incentivar algo que o idoso sempre gostou, por exemplo, cuidar do cabelo, maquiagem, penteados, entre outros. E não se esqueça de elogiá-lo sempre que fizer algo para cuidar si, o que irá incentivá-lo a fazer mais vezes.

  • Combate ao isolamento

O isolamento pode levar à baixa autoestima e depressão. Uma dica para evitá-lo é entender o que o idoso gosta e incentivar que ele faça essa atividade, seja um exercício, um curso ou qualquer outra atividade que exercite sua mente e gere uma preocupação com a autoestima.

 

Se seu parente tem passado por momentos de isolamento e queda na vaidade e cuidados pessoais, a Villa Dei Fiori é o lugar certo para solucionar esses problemas. Com uma equipe multidisciplinar e atividades voltadas para a terceira idade, aqui nossos hóspedes têm uma melhora significativa no convívio social e atendimento especializado para melhorar a autoestima. Clique aqui para agendar uma visita e conhecer melhor nossas instalações!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário